Telefone MapaComo Chegar Menu
Twitter Open Andaimes Facebook Open Andaimes Google Plus Open Andaimes

Open Andaimes

Fixação Direta

As ferramentas e acessórios de fixação direta são indispensáveis para quem precisa executar uma obra da construção civil, criar algum móvel ou objeto ligado à design de interiores, ou está responsável por serviços de reparos. Na maioria das vezes, quando há a necessidade de fixar algo em algum lugar, a superfície é em aço, concreto, madeira ou alguma outra matéria-prima resistente, que não seguraria apenas com o uso de material colante.

Para facilitar esse tipo de serviço, existem as ferramentas e acessórios de fixação direta. No mercado, pode-se encontrar esses aparelhos nos modelos a gás, a gasolina, a pólvora, a bateria ou elétricos, e o tipo mais comum é a pistola finca pinos.

Alguns exemplos de serviços que fazem uso constante desses produtos:

  • De amarração de alvenaria;
  • Gastalho;
  • Marcenaria;
  • Relacionados aos sistemas hidráulicos e elétricos;
  • Referentes a trabalhos mecânicos;
  • Instalação de guias, portas ou janelas;
  • Entre vários outros.

Para cada um é aplicado um modelo diferente de equipamento de fixação direta, da mesma forma, os acessórios também são variados. Dentre eles é possível adquirir ferramentas, cartuchos, pregos e pinos para fixar em diversas superfícies, como perfis de paredes de gesso, nas quais se fazem indispensáveis para facilitar o trabalho e não danificar a estrutura.

Fique atento!

Sem dúvida alguma, poder usar esses aparelhos e dispositivos aumenta significativamente a produtividade e melhora o desempenho do próprio profissional de mão-de-obra. Entretanto, cabe citar aqui a importância de realizar atividades como essas apenas se for habilitado. Ferramentas de fixação direta oferecem riscos à integridade física devido ao modo de funcionamento, mas principalmente pela função que exerce.

É indispensável ter a carteirinha emitida pela Administração da Obra, que garante a capacidade para executá-las. Em outras áreas, obter um certificado técnico, após frequentar aulas de alguma escola credenciada, ajuda a atestar sua habilidade e ainda oferece confiança àqueles que virão à contratar seus serviços.

Cuidados ao usar esses objetos

Capacitar-se para exercer determinados trabalhos não é o bastante. Antes de iniciá-los, é preciso observar no ambiente se não tem produtos inflamáveis, pois isso pode gerar acidentes sérios. E na hora de guardar, colocá-los dentro de caixas apropriadas, de preferência as advindas das fábricas, e depois armazenar em armário com chave são mais dois fatores que ajudarão a manter a segurança de todos.

Onde comprar ferramentas e acessórios de fixação direta?

A dica é contratar empresas habilitadas ou pedir uma indicação para alguém de confiança que já aderiu à compra ou locação desse tipo de equipamento. As fábricas devem seguir as normas regulamentadoras nacionais, internacionais e do Ministério do Trabalho, e as fornecedoras precisam saber exatamente onde armazenar a mercadoria a ser repassada para o consumidor. Contar com excelentes equipes de instalação e manutenção são grandes diferenciais.